Não costumo usar o BZ ou A VOZ, para falar de assuntos pessoais. Também não gosto de escrever usando o verbo na primeira pessoa, evitando conotações pessoais. Acontece que, às vezes, há ocasiões em que tais práticas devem ser abandonadas. Esta é uma delas.
Na sessão legislativa de 11/11/11, fui "brindado" com 17 preciosos minutos, onde o presidente da Câmara discorreu sobre a minha pessoa, meu pai Custódio B. Moraes, e até a minha velha “CARAVAN”. Ao longo desta semana pretendo dar-lhe as devidas respostas, e começo exatamente por aqui.
Nada tenho contra carros novos, de luxo, com ar condicionado, som e demais aparatos, até porque já os tive durante muitos anos. Tê-los-ei tão logo me seja possível. Tudo aquilo que o dinheiro pode comprar é muito bom, especialmente quando é dinheiro honesto, limpo. Nada contra, tudo a favor.
Acontece que acredito que se deve viver dentro daquilo que se pode. E para mim, viver com dignidade, com altivez, sem depender dos outros, é uma decisão consciente que tomei na minha vida, que me levou a atravessar e saltar as tentações que o rico mundo dos negócios colocou diversas vezes diante da mim.
Muita gente sabe, e os que não sabem agora ficarão sabendo, que durante muitos anos (27) de minha atividade profissional, trabalhei no setor petroquímico, onde o dinheiro grosso rola a valer. No universo do setor privado, paga-se muito bem, mas cobra-se eficiência, criatividade, lucros, honestidade, e ninguém, fica tanto tempo como eu fiquei, se não for capaz dessas performances.
Como funcionário graduado e de confiança, negociei (compras e vendas) alguma coisa entre 100 e 150 milhões de dólares por ano. Se multiplicarmos isso pelos muitos anos de atividade, chegaremos facilmente à casa dos 5-6 bilhões de dólares negociados.
Quem compra ou vende, sabe que “escamotear” 2 ou 3% do valor de um negócio, é uma coisa facílima de fazer, e dificílima de ser detectada. Hoje o pessoal, especialmente no setor público, “escamoteia ou rouba” entre 10 a 30%, e ainda assim é difícil de se comprovar. Seguindo esta conta e raciocínio, se desonesto tivesse sido, teria uma conta numerada, em algum paraíso fiscal (conheço vários deles) com mais de uma dezena de milhões de dólares. Não tenho, mas tenho uma velha “CARAVAN”.
Devo dizer, especialmente aos mais jovens, que não sou nem mais e nem menos feliz por poder ter apenas uma velha “CARAVAN”. A minha velha “CARAVAN”, representa a minha honestidade, minha dignidade, minha linha de conduta compatível com a confiança que em mim depositaram, a qual nunca traí e nem me arrependi.
Quando vim morar em Xiquexique, poderia ter me aproximado do poder, e ter tirado proveito material disso. Não me faltam inteligência, conhecimento, capacidade e sagacidade para isso: falta-me estômago. Não quero ser sabujo ou servil a ninguém. Nunca o fiz e nunca o farei.
A opção política em que hoje me coloco, foi tomada conscientemente. Nada contra o poder, apenas não quero e nem vou pagar o preço que alguns pagam: a desonestidade, a sabujice, a bajulação, a submissão.
Um dos símbolos da minha integridade e dignidade, e eu nunca havia me dado conta disso,....
MINHA VELHA E ALTANEIRA “CARAVAN”
12 comentários:
Parabéns Zeca, pelo seu testemunho diante daqueles que não te conhece. Hoje pra se consegui um bom emprego e conquistar uma vida financeira estável, o primeiro critério é o grau de escolaridade, este o presidente da CV de Chique Chique, não possui. Eu o conheci no barco de remo a beira de lagoas e da margem do querido Rio São Francisco pescando, só que o tempo é muito curto para o mesmo ser possuidor de fortuna e patrimônio que hoje o tem. Esta semana vou esforçar-me para pesquisar a 1ª declaração deste cidadão como vereador e comparar com a atual, como assim fizeram com Palocci. Vc vereador, vou te buscar cetil por cetil e mostrar o quanto é retirado da casa.
14/11/11 11:40Zeca diga o senguinte:
14/11/11 11:42AOS IDIOTAS O MEU SILÊNCIO.
PESSOAS ESQUEROSAS COMO ESTE ELEMENTO NÃO SE OUVA NÃO SE DA RESPONSTA.
É PERDA DE TEMPO.
Não entendi porque pescar e remar barcos é ato indigno, como quis afirmar o primeiro comentário.!
14/11/11 12:37Agora estou achando uma grande jogada política de Zeca sobre a Caravan dele.Tem gente que nem uma bicicleta tem e segue vivendo sem chamar atenção por isso.Será que com esse texto as pessoas ficarão com pena de Zeca e votarão nele? Sei não viu?
Veja que ele é desafiador.
Senhores, lembrem-se que Quinquinha é uma autoridade legalmente eleita.Queiram ou não queiram os oposicionistas.
ZECA, já ouvi muito " Ah se meu fusca falasse" agora seria importante voce dizer.." Ah se minha caravan calasse".
14/11/11 14:11O REINALDISTA acima não entendeu porque não quis. Não há errado ou indigno na tarefa de "pescar e remar barcos", mas no fato de ser pobre e ficar rico da noite para o dia, sem ter acertado na loteria. É isso que está sugerido.
14/11/11 16:16Quanto ao meu amigo Zeca, fique tanquilo, não será eleito jamais, pois jamais será candidato. Não tem sequer filiação partidária. Ele faz tudo isso, pelo simpls exercício de sua cidadania, consciência, coisa que poucos tem nesta cidade.
Não vou discutir a eleição de Quinquinha, parte que sabemos foi comprada, trambicaa. Mas sua "eleição" a presidente da Câmara, esta é discutível. Ele não foi eleito, foi imposto pelos Bragas, aos demais vereadores dpendentes, exatamente por ser "pau mandado" e fazer todo jogo sujo como tenta fazer com Zeca,e esta não é a primeira vez.
O mandato de presidente da Câmara é de 2 anos, e este ano estava previsto ser presidente o Eliecy. Mas Quinquina puxou tano o saco e manobrou tão bem que conseguiu que os Bragas o confirmassem por mais um período de 2 anos, coisa que deixou o Eliecy muito aborrecido.
Para desgosto de vocês REINALDISTAS, Zeca tem firmeza nos seus propósitos, cultura, conhecimento e não se deixa acabrunhar pelas manobras baixas de Quinquinha, dando o troco de modo altivo e inteligente.
Quanto ao Quinquinha, vamos prá frente, pois atrás vem gente...
A CARAVAN não vai calar...
Este vereadorzinho tem moral pra falar de quem em Xique-Xique.
14/11/11 17:21Ele que passou uma semana preso por crime eleitoral.
Que não respeita ninguém.
Que é curriola de prefeito.
Que não vê alem do próprio umbigo.
Com este tipo de gente quero concorda com o comentário lá em cima.
Aos idiotas o silêncio!
E o prefeito e o deputado concordam com tudo isso, pois colcaram esta lástima para dirigir o parlamento municipal.
Eu sei que, o rapaz chamado de Negro no INSS por este vereador, o processo não deu em nada hein? Ha se o pai deste rapaz fosse vivo? Ele era homem sério, íntegro e de muita firmeza no que dizia, que Deus o tenha num bom lugar .
14/11/11 17:46Tenho orgulho de ter um xiquexiquense do nível de Zeca. Parabéns. A dignidade não se ganha, se conquista, e é isso que vc faz dia-a-dia.
14/11/11 19:28Amigo, o processo que Oberdan move contra Quinquinha, não foi julgado, encontra parado na Vara crime desta Comarca.Enquanto não for julgado ( a favor ou contra ) Quinquinha carregará este fardo pesado nas costas. Oberdan, apesar de encontrar no mesmo grupo politico de Quinqinha, são inimigos.
15/11/11 08:57Parabéns, Zeca.
15/11/11 15:40A grandeza de um homem não é mensurada pelos seus bens matériais, mas por sua contribuição a sociedade.
CORAGEM, DETERMINAÇÃO, CULTURA E LIBERDADE incomoda "MUITA" gente.
Q adianta ser inimigo se usam a mesma colher e o prato! É aquele velho comportamento numa Aliança do Rei, não briga com seu irmão porque o vizinho sai na vantagem. Dignidade é a palavra certa.
15/11/11 15:56Parabéns Zeca... tenho certeza absoluta que se houvesse vários Zecas com suas varias CARAVANs, a honestidade seria mais valorizada em nossa cidade, porem, não adianta andar de Hilux, Frontier e etc e a consciência pesada. Abraços.
16/11/11 19:49Postar um comentário
Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!