Imagine chegar ao trabalho e dar de cara com um buraco de 12 metros no seu escritório. Ou então você não pode acender a luz, porque a conta não foi paga. E nem ir ao banheiro, porque falta o vaso... Essa é a realidade de muitos prefeituras pelo brasil.
“Quando nós assumimos, em 2009, tivemos o compromisso maior de sanear o município, de preparar o município para a frente”. A frase foi dita por Bevilácquia Matias em discurso quando era prefeito da cidade de Juazeirinho, no interior da Paraíba. “Hoje nós temos todas as finanças do município saneadas”.
Ano novo, vida nova. Hora de botar os planos em ação. Mas os novos prefeitos de 12 cidades visitadas pelo Fantástico essa semana estão tendo péssimas surpresas. Também por falta de pagamento, prédios das administrações de Miguel Alves entraram em 2013 sem energia. “O computador que continua as informações de transferências de aluno desapareceu”, diz José Pereira, secretário de Educação e Miguel Alves (PI).
“Nesse momento, estamos sem dado algum, fazendo um trabalho de detetives aqui para ver o que podemos descobrir”, afirma Pedro da Silva, prefeito de São Domingos (SE). Onde falta informação tem muita coisa importante que também faz falta.
“Até o momento, a gente não tem dinheiro para comprar água dentro da prefeitura, porque a gente não teve acesso a nenhuma conta ainda. Não pude fazer senha, nada”, revela Carleusa.
Nessas condições, quem paga a conta - e sofre - é a população. No hospital de Juazeirinho, o lençol é da família da paciente! “É assim mesmo a gente chegava aqui, não tinha lençol”, diz Claudenice Santos Silva, mãe de paciente. O lençol que a filha usada foi levado pela tia.
O Fantástico encontrou carros quebrados, sem condição de rodar, em várias cidades. Nenhuma ambulância funciona em Juazeirinho. “Não tem o motor, né? O motor dela não se encontra”, diz José Oliveira, chefe de transporte do município paraibano.
“Não vemos a saúde, não vemos a segurança, a educação; não vemos funcionar da maneira que é pra funcionar. O município de Juazerinho está entre aqueles que hoje estão sofrendo com esse problema da seca, e não há a assistência necessária pra suprir essa falta. Não é suprido. Por quê? Por causa de desmandos com dinheiro público”, afirma o promotor Pedro Alves da Nóbrega.
G1/ Fantástico
7 comentários:
Ha, nao foi só em juazeirinho nao, em xx sumiu computador,escritório odontologico,dados de computador, pneu de caminhão, de ambulância, carros em geral, sumiu macaco, chave de roda, geladeira e muitas mais.
14/1/13 07:33AGORA DEVOLVE!
Onde andará os bens públicos furtados da PMXX?
14/1/13 12:17Sumiu tanta coisa da prefeitura de Xique-Xique e ninguem tomou providências no sentido de responsabilizar os culpados?
14/1/13 14:44está sim. calma!
14/1/13 15:54Logo após as eleições, por orientação do MP deveria acontecer o processo de transição entre os prefeitos no fim de mandatos e os iniciantes, em Xique-Xique isso não ocorreu ficando apenas a “ESPERANÇA”, na cabeça dos que acreditam em milagre, que essa possibilidade poderia acontecer. Vale registrar que os três meses outubro, novembro e dezembro de 2012 deveriam ser para a nova gestão arrumar todo o seu secretariado e equipe de trabalho para logo que assumisse o poder trabalhasse no sentido de dinamizar o mais rápido possível a maquina publica. Fato que não ocorreu, perdeu-se tempo precioso. Ficou evidente que os mais consultados e ouvidos foram os que menos entendem e conhecem os reais problemas que afligem os xiquexiquenses, recentemente numa emissora de radio local um entrevistado mostrou descontentamento pela escolha da equipe de trabalho formada pela nova administração de Xique-Xique, muita gente de outras cidades desvalorizando o material humano e profissional da cidade, pessoas que nunca fizeram nada pelo município e que não se sabe a origem de cada um, “palavras do entrevistado”, após assumir o poder, a nova gestão publica se deparou com a velha tradição dos perdedores, descaso, desrespeito com o bem publico, abandono e destruição de material importante para sequencia do trabalho. Qual seria a decisão certa a tomar? AUDITORIA TOTAL em toda a maquina publica por uma empresa seria e especializada para acabar com os desmandos e irregularidades, insentando a nova gestão, da podridão e da corrupção que estão em baixo do tapete, o poder publico em Xi que-Xique precisa urgentemente ser moralizado foi para isso que o povo decidiu por mudança, cabe agora esse direito e decisão do povo serem respeitados.
15/1/13 09:30EITA DOR DE COTOVELO!VÃO PROCURAREM UM EMPREGO,LARGUEM O OSSO,A VEZ DE VCS JÁ PASSOU.DR RICARDO SERÁ O MELHOR PREFEITO DA BAHIA.TUDO ESTÁ SOPRANDO A SEU FAVOR.
15/1/13 23:22Cadê o corretíssimo ex-prefeito de XIQUEXIQUE que,falou na RÁDIO CACTUS que iria ajudar na transiçao de governos,que iria auxília-los em tudo?Aquele espírito democrático só se manifestou naquele dia?ESSE É O INDIVÍDUO QUE TEM GRANDES ASPIRAÇÕES NA POLÍTICA ESTADUAL?AGORA CONSEGUE!!!!!
18/1/13 11:59Postar um comentário
Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!