Pesquisar no blog!




Secult abre Encontro dos Dirigentes de 77 municípios em Morro do Chapéu

9/11/2010

Mais de 200 participantes entre artistas, produtores culturais, pesquisadores, professores, estudantes universitários, autoridades municipais e estaduais participam, nesta sexta-feira e no sábado (10 e 11), em Morro do Chapéu, do 1º Encontro dos Dirigentes, que reúne representantes de 77 municípios baianos localizados nos Territórios de Identidade da Chapada Diamantina, Irecê, Piemonte da Diamantina, Piemonte Norte do Itapicuru e Velho Chico.
 
O evento é promovido pela Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), por meio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Morro do Chapéu, e tem como destaque na discussão, a área do Patrimônio Cultural – materiais, edificações e obras de arte e imateriais, que são as manifestações culturais intangíveis.
 
O encontro marca as ações de salvaguarda do patrimônio cultural – material e imaterial – que vêm sendo implantadas pelo Ipac desde 2007 e que tem como um dos principais focos de atuação, a educação patrimonial, tarefa que, direta e indiretamente, é primordial para a conscientização e a preservação dos bens culturais da Bahia, como explica o diretor do órgão, Frederico Mendonça.
Investimentos
 
O Ipac investe em editais voltados para projetos da sociedade civil que entendem o patrimônio cultural como um produto a valorizar, além de vistorias e assessoramentos técnicos a prefeituras municipais e realização de dezenas de Oficinas de Educação Patrimonial em diversos municípios baianos. Em três anos foram oferecidas oficinas de Educação Patrimonial aos moradores de Andaraí, Palmeiras, Lençóis, Iraquara, Wagner, Morro do Chapéu e Seabra, entre outros municípios.
Vídeos e Publicações
 
Durante o evento, o público poderá assistir a apresentações especiais de vídeos-documentários sobre Patrimônios Culturais da Bahia. As exibições serão realizadas nos dois dias entre as 9h e 18h, no clube municipal na avenida Senhor dos Passos. Dentre os temas dos DVD estão o artista Eckenberger, a mostra comemorativa dos 40 anos do Ipac, os 90 anos do Museu de Arte da Bahia (MAB), o Desfile dos Afoxés, Duas Paisagens: Troca de Olhares sobre Cachoeira e São Félix, Festa da Boa Morte, Centro Histórico do Salvador e Cortejo 2 de Julho.
 
Os vídeos do Ipac já alcançaram repercussão internacional, sendo exibidos pela TV Pública de Angola. A produção de documentários em DVD é uma ação do instituto, atendendo ao decreto estadual nº 8.626/2003, que determina a promoção dos patrimônios culturais. Dos bens culturais intangíveis o Ipac já produziu documentários sobre Carnaval de Maragojipe, Festa da Boa Morte, Desfile dos Afoxés e Cortejo 2 de Julho.
 
Além dos vídeos-documentários será montado um estande para a distribuição de folders, mapas e publicações já lançadas, como a série ‘Cadernos do Ipac’ e outros impressos da Diretoria de Museus (Dimus) do órgão. Dentre as publicações, está o livro ‘Pano da Costa’, com artigos de historiadores, sociólogos e especialistas, artistas plásticos e artesãos, que reconstroem e comentam a importância da história e método de tecelagem dessa peça têxtil e também um resgate histórico e homenagem ao mestre dessa arte, o baiano Abdias do Nascimento (1910-1994).
 
Notícias da Bahia

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!