Pesquisar no blog!




Xiquexique e a radiofonia canônica

6/01/2014



O vereador e advogado xiquexiquense Marivaldo Figueiredo é meu contemporâneo e em nossa época estudantil-universitária  cursava ele a  faculdade de direito da Universidade Católica do Salvador  e eu idêntico curso, mas na Universidade Federal da Bahia. Corria, então, a década de 70 e em Salvador tínhamos na Residência de Estudantes de Xiquexique (REX) o ponto de apoio e hospedagem.

Figueiredo era aluno exemplar na matéria Direito Canônico enquanto eu  rezava em outra cartilha editada pelo diretório acadêmico Rui Barbosa da faculdade de direito da UFBA, naqueles anos de chumbo da ditadura militar.

Quando nas férias em Xiquexique, aproximava-me dos padres holandeses que aqui desincumbiam os seus misteres e com os quais conversava sobre  Teologia da Libertação, inclusive sobre Direito Canônico, dando um viés de alta na minha grade curricular.

Passaram-se os anos e  os estudos do Código Canônico aprofundaram-se com a evolução dos meios de comunicação a nos permitir acessar qualquer tipo de informação que possa envolver a filosofia, o pensamento e o ideal. Basta a população pensante querer, pois esse acesso é praticamente irrestrito.

Foi nesse espírito canônico  que Marivaldo e eu redescobrimos, em face da política local, da qual ele ativamente participa,  a desnecessidade de  ser profeta para vaticinar que somente os possuidores de  firme base cultural, moral e filosófica conseguem solidificar os alicerces da ética.

Os que sofrem deficiência de conhecimento correm o risco  de deformação de caráter , transformando-se em marionetes, chegando a envergonhar até o fígaro de Beaumarchais. 

Esse risco de cognição ainda é maior, quando há crescentes ataques verborrágicos de radiofonia, negligenciando a verdade e levando à cegueira de espírito. 

Em conversa com o vereador Marivaldo Figueiredo sobre as aulas de direito canônico e, destacadamente, sobre a política municipal, depreendemos que o estado de pecado que chega às margens da Ipueira, fincando-se na rua da amargura, também incide em heresia, apostasia e cisma, a incorrer, portanto,  em excomunhão latae sententiae, consoante o disposto no Código de Direito Canônico de 1983.

nilsonazevedo@globo.com



11 comentários:

Anônimo disse...

Amigo Nilson, parece-me que você, ao escrever estas maus traçadas linhas ( muito pelo contrário ) inspirou-se e baseou na enciclica RERUN NOVARE

31/5/14 12:41
Anônimo disse...

O Dr. Marivaldo, é o mais competente vereador da Câmara Municipal de Xiquexique. ouvi o seu discurso, foi de despedida.mas, deu uma aula de direito Romano e Canonico deixando boquiaberta muita gente., inclusive a minha pessoa. lamentamos a sua saida

31/5/14 12:45
Anônimo disse...

Desconhecia esta qualidade de Marivaldo.

31/5/14 12:47
Anônimo disse...

O vereador Marivaldo, é o mais competente da Camara Municipal. deu uma aula de civilidade, direito Romano e Canônico. Foi um discurso de despedida. lamentamos a sua saida

31/5/14 12:49
Anônimo disse...

Ja assisti bobagens do vereador, mais quinta fez o melhor discurso do ano.Parabens Dr Marivaldo

31/5/14 12:52
Anônimo disse...

Marivaldo, não sabe pegar em giz, mais é um cara retado de bom em oratória

31/5/14 17:38
Anônimo disse...

Como todo bom intelectual , Nilson carregou na retórica sobre Marivaldo. Duvido que Marivaldo conheça alguma coisa sobre direito canônica. Esta é uma matéria crítica sobre outro advogado daqui de Xique-Xique. Aquele que foi pra uma rádio daqui de Xique-Xique esculhambar com todas as autoridades inclusive com uns padres. Procurem ver se não é.

31/5/14 18:01
Nascido na LAPA disse...

Môço , qual é a oratória que Marivaldo Figueredo é retado de bom? Não sei de nenhuma a não ser que ele gosta muito é de chingar os outros quando não é da política dele.

31/5/14 18:52
Anônimo disse...

Nilson, me desculpe, más o passado político e as atitudes do Marivaldo na Justiça Xiquexiquense não merecem aplausos, é algo para ser esquecido.

1/6/14 10:17
Petista disse...

Nilson, pelo que eu leio das suas matérias, tenho absoluta certeza que se você voltasse a residir em Xique-Xique ia se tornar um grande inimigo de Marivaldo Figueiredo. Ele não tem a mesma ideologia sua. O partido de Marivaldo é o PSDB, que você tanta renega. Cuidado com o baixim , Dr. Nilson.

1/6/14 12:36
Caçador de Jacu disse...

Tem um bando de JACU que está falando mal de Dr. Marivaldo, por pura inveja.
Esses jacus são os mesmos que estão sacaniando as autoridades de Xique-Xique na rádio mentirosa de reinaldo braga. Jacus, aguardem pois vcs vão ter uma surpresa.

1/6/14 13:14

Postar um comentário

Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!